sábado, 30 de julho de 2011

manual do pregador

http://pt.scribd.com/doc/3119639/Manual-Basico-do-Pregador-Cristao

manual basico para o pregador

Índice 03 INTRODUÇÃO.
04 I, O QUE É HOMILÉTICAּ?
05 II, O SERMÃO, O QUE Éּ?
05 III, REQUISITOS NECESSÁRIOS AO PREGADOR DA PALAVRA DE DEUS.
06 IV, SUBSÍDIOS PARA A PREPARAÇÃO E ENTREGA DO SERMÃO.
07 V, AS PARTES DO SERMÃO E SUA PREPARAÇÃO.
07 V, 1, O CABEÇALHO DO SERMÃO.
07 V, 1, A, A PASSAGEM BÍBLICA BASE PARA O SERMÃO. 09 V, 1, B, O TEMA DO SERMÃO.
11 V, 1, C, O TÍTULO DO SERMÃO.
14 V, 2, A INTRODUÇÃO DO SERMÃO.
15 V, 3, O CORPO DO SERMÃO.
17 V, 4, A CONCLUSÃO DO SERMÃO.
17 V, 4, A, A RECAPITULAÇÃO DO SERMÃO.
19 V, 4, B, A APLICAÇÃO DO SERMÃO.
20 V, 4, C, O APELO AO PÚBLICO.
23 V, 5, A FINALIZAÇÃO DO PREPARO DO SERMÃO.
25 VI, O ARQUIVAMENTO DO SERMÃO.
25 VII, O ESBOÇO DO SERMÃO.
28 VIII, TIPOS DE SERMÃO.
29 VIII, 1, SERMÃO TEMÁTICO, OU TÓPICO.
29 VIII, 1, A, O SERMÃO TEMÁTICO OU TÓPICO BÍBLICO.
30 VIII, 1, B, SERMÃO TEMÁTICO OU TÓPICO EXTRA-BÍBLICO.
33 VIII, 1, C, O SERMÃO TEMÁTICO OU TÓPICO MISTO.
33 VIII, 2, SERMÃO TEXTUAL.
35 VIII, 3, SERMÃO EXPOSITIVO.
37 IX, AS ILUSTRAÇÕES.
40 X, OS SERMÕES OFICIAIS.
40 XI, PREGAR, MAS, SOBRE O QUÊּ?
41 XII, CUIDADOS IMPORTANTES, QUE O PREGADOR DEVE TER ANTES DE CHEGAR AO PÚLPITO. 42 XIII, CUIDADOS IMPORTANTES QUE O PREGADOR DEVE OBSERVAR AO APRESENTAR-SE EM PÚBICO, PARA PREGAR. 44 XIV, AS POSSIBILIDADES DO PREGADOR DA PALAVRA DE DEUS. 44 CONCLUSÃO. 45 BIBLIOGRAFIA

sete passos para receber a vitoria

Basearemos este estudo na passagem do livro de 2 reis cap 6, e 7.

II Reis 6:24 Depois disto, ajuntou Ben-Hadade, rei da Síria, todo o seu exército, subiu e sitiou a Samaria.
II Reis 6:25 Houve grande fome em Samaria; eis que a sitiaram, a ponto de se vender a cabeça de um jumento por oitenta siclos de prata e um pouco de esterco de pombas por cinco siclos de prata.


Samaria estava cercada pelos inimigos, e este cerco estava trazendo fome sobre a terra de Samaria ,a ponto de se vender cabeça de jumento, e estercos de pomba. Com outras palavras, investir dinheiro naquilo que não era pão. Cabeça de jumento e esterco de pombo não era alimento para a nação de Samaria comer.

O Senhor Deus em certa feita falava em suas palavras: se quiserdes e me ouvirdes comereis o melhor da terra( Isaias 1, 19).

Se analisarmos o cardápio que Samaria estava se alimentando, logo entenderemos que: A culinária que eles estavam se alimentando, não era mesa prometida por Deus. Deus dá o melhor.

Conhecendo mediante a palavra de Deus, que o Senhor tem preparado o melhor para cada um de nós, daremos 5 passos fundamentais para recebermos a vitória.


CINCO PASSOS FUNDAMENTAIS QUE NOS DIRECIONA A CAMINHO DA VITÓRIA.


1 -OUVIR E OBEDECER A DEUS ,E TODAS AS SUAS ORDENANÇAS:


O melhor de Deus só viria para aquele povo se eles quisessem ouví-lo, e obedecê-lo.

Tem pessoas que querem as bênçãos de Deus, sonham com a mesa preparada no deserto, mais não querem o Deus da benção, nem desejam o Deus que prepara a mesa.

Deus não é amuleto de sorte de ninguém, ele não quer ser invocado quando estou em aperto, para depois que eu receber a benção, ficar de escanteio.
Deseje ter um relacionamento estreito e profundo com o Senhor, independente do que ele possa lhe oferecer. Mas prefira o melhor que ele já doou: o SEU ÚNICO FILHO: JESUS.



2 - SE ERRAR OU , CAIR; SE HUMILHE A DEUS, PEÇA PERDÃO, MAIS NÃO SE CONFORME EM CONTINUAR COMENDO ESTERCO DE POMBOS E NEM CABEÇAS DE JUMENTO, POIS DEUS TEM O MELHOR.

II Reis 6:25 Houve grande fome em Samaria; eis que a sitiaram, a ponto de se vender a cabeça de um jumento por oitenta siclos de prata e um pouco de esterco de pombas por cinco siclos de prata.


Veja como resolver este problema sem precisar se alimentar de tais coisas sujas:

II Crônicas 7:14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

Tem gente que prefere ficar comendo estercos de pombo na casa de um, cabeça de jumento na casa de outro, vivem em motéis, em adultérios, em fornicação toda a sorte e imundícia ( palavras contrárias, sujeiras), e não querem se humilhar a Deus, para pedir perdão dos seus pecados, e sendo assim; ser provido do melhor banquete.
Estão se acomodando com a sujeira que os alimentam. ( fofocas, intrigas, contendas, iras, maldições, sensualidades, leviandade, revista pornográfica, filme pornô, etc...).


Isaías 55:2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares.

Isaías 55:3 Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.


3 -VAI BUSCAR AJUDA NO LUGAR CERTO, PREPARADO POR DEUS: NA IGREJA , FALE COM O PASTOR , UM HOMEM DE DEUS PREPARADO PARA DAR BONS E CERTOS ACONSELHAMENTOS.


II Reis 6:31 Disse o rei: Assim me faça Deus o que bem lhe aprouver se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, lhe ficar, hoje, sobre os ombros.
II Reis 6:32 Estava, porém, Eliseu sentado em sua casa, juntamente com os anciãos. Enviou o rei um homem de diante de si; mas, antes que o mensageiro chegasse a Eliseu, disse este aos anciãos: Vedes como o filho do homicida mandou tirar-me a cabeça? Olhai, quando vier o mensageiro, fechai-lhe a porta e empurrai-o com ela; porventura, não vem após ele o ruído dos pés de seu senhor?

Neste caso, o rei que governava à miserável Samaria, foi no lugar certo para ouvir uma palavra de Deus. Ele foi à casa do profeta Eliseu, alguém que poderia ajudá-lo com uma mensagem de Deus.

O interessante é que este rei estava irado contra o profeta Eliseu, e decidiu naquele mesmo dia arrancar a cabeça do profeta. Mas, no ministério de um profeta de Deus, quem preside em seu espaço pela ajuda do Santo Espirito de Deus é o profeta, e não os pensamentos dos inimigos, confusos, traídores.
Sabe por quê? Porque o espaço dado por Deus , o ministério,a autoridade, e a unção que foi derramado sobre nós, é o campo de trabalho que ele nos entregou, ele Deus mais a frente efetuará algumas cobranças:

-Prestação de contas do que fizemos, ou o que deixamos de fazer;
-As palavras ociosas, e precipitadas sem a direção dele,
-A nossa fé e comprometimento com reverência e santidade.

Por isso é que : mesmo que o rei tivesse irado contra Eliseu, enviando mensageiros em busca do profeta.O profeta sabia da sua responsabilidade como profeta naquela terra que estava miserávelmente perdida, e ele não deixou de cumprir as suas funções ministerial só porque estava se sentindo ameaçado. Muito pelo contrário, ele continuou profetizando a palavra de Deus para o rei , segundo a infinita misericórdia de Deus.

O rei estava humilhado perante Deus,pois trazia sobe a sua carne cilício, mas ao mesmo tempo ele se encontava irado contra o profeta Eliseu. Mesmo assim ,ele não deixou de ir ao lugar certo, com conflito ou sem conflitos interiores!

Já em outro cenário de Samaria, existiam duas mães e duas crianças.
Uma mãe para se livrar da fome, incentivou a outra mãe de dar o seu filho como alimento comerem, que no outro dia ela daria o filho dela. Mas ela mentiu pois quando chegou o outro dia ela escondeu o seu filho para que não fosse morto na panela. Não cumpriu a sua palavra. Em fome há muita mentira quando falta a verdade( palavra de Deus).

Só uma rápida observação: está mulher que mentiu para comer o filho da outra mulher, não teve nem um pouco de sensibilidade materna. Porque aquilo que ela não quis que acontecesse com o filho dela, ela desejou e praticou contra o filho da outra.

Por isso que o lugar certo para nos esconder, e buscar-mos uma resposta na hora da crise, é nas palavras de Deus, pois ele não mente.

VEJAMOS COMO DEUS UTILIZA AS PALAVRAS CERTAS, SEM QUE HAJA ENGANO, MESMO SENDO ESTAS PALAVRAS AQUILO QUE NÃO QUEREMOS OUVIR.

Medite calmamente nas atitudes de Naamã e do profeta Eliseu.

II Reis 5:8 Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. II Reis 5:9 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Eliseu. II Reis 5:10 Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. II Reis 5:11 Naamã, porém, muito se indignou e se foi, dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso.

E, também no livro de 1 Samuel:

I Samuel 19:18 Assim, Davi fugiu, e escapou, e veio a Samuel, a Ramá, e lhe contou tudo quanto Saul lhe fizera; e se retiraram, ele e Samuel, e ficaram na casa dos profetas.
I Samuel 19:19 Foi dito a Saul: Eis que Davi está na casa dos profetas, em Ramá.
I Samuel 19:20 Então, enviou Saul mensageiros para trazerem Davi, os quais viram um grupo de profetas profetizando, onde estava Samuel, que lhes presidia; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram.
I Samuel 19:21 Avisado disto, Saul enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então, enviou Saul ainda uns terceiros, os quais também profetizaram.
I Samuel 19:22 Então, foi também ele mesmo a Ramá e, chegando ao poço grande que estava em Seco, perguntou: Onde estão Samuel e Davi? Responderam-lhe: Eis que estão na casa dos profetas, em Ramá.
I Samuel 19:23 Então, foi para a casa dos profetas, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, que, caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Ramá.
I Samuel 19:24 Também ele despiu a sua túnica, e profetizou diante de Samuel, e, sem ela, esteve deitado em terra todo aquele dia e toda aquela noite; pelo que se diz: Está também Saul entre os profetas?
Aqui, entendemos pela palavra que: O que é para o pastor fazer, não cabe a outro, e o que é para um apostolo fazer só cabe a ele fazer. O chamado é específico; Você pode até obter uma ajuda na hora de levar a carga, mas não deixá-la para outro carregar. E, também, o que é para outros, ou para um profeta falar ou fazer,não adianta ninguém querer passar por cima.
O rei foi cheio de bagagem carnal para tirar a cabeça do profeta Eliseu. Mais, profeta que tem intimidade com Deus, ele tem participação de Deus para deixar qualquer rei envergonhado, e despido perante Deus, e os homens.


AS PALAVRAS DE DEUS NA BOCA DE UM VERDADEIRO PROFETA , ARREBENTA QUALQUER CADEIA, TRAZENDO: CURA, LIBERTAÇÃO E RESTAURAÇÃO.

O VERDADEIRO PROFETA NÃO FALA O QUE O POVO QUER OUVIR, ELE FALA A VERDADE QUE LIBERTA , DOA A QUEM DOER! E PARA QUE ELE FALE A VERDADE, PRIMEIRO ELE TEM QUE A CONHECER, NÃO SÓ DE OUVIR FALAR , MAIS DE PRATICAR.

CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VÓS LIBERTARÁ, João 8:32


4-NÃO DÊ OUVIDOS, E NÃO COMPARTILHE COM PESSOAS INCRÉDULAS AS PALAVRAS QUE DEUS FALOU NO SEU CORAÇÃO.

II Reis 7:2 Porém o capitão a cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de Deus: Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso?

Esta pergunta que estava acabamos de ler, foi questionada pelo capitão do rei de Samaria,e justamente no momento em que Eliseu estava entregando a palavra de vitória para Samaria.

Era Eliseu profetizando a vitória , e o capitão colocando dúvidas nas palavras de Deus que saia da boca de Eliseu, e que o rei estava ouvindo.

Quem seria louco de andar com uma pessoa deste nível de incredulidade? Creio que ninguém ficaria satisfeito de ter alguém em sua casa, ou na igreja nesta situação do seu lado! Quem andar com este tipo de pessoa ,estar sendo candidato fortíssimo para visitar o fracasso no seu espiritual.


5-NÃO FIQUE TENTANDO IMAGINAR COMO É QUE DEUS VAI REALIZAR O MILAGRE, E QUAL É O MÉTODO QUE ELE USARÁ PARA TE DAR VITÓRIA.


Deus usa as coisas loucas, as que não são, as nocivas, as vís e desprezíveis. 1 Cor.1:27. Este é um referêncial de possibilidades.


Finalizando este quinto passo,já adentrando na fase final deste texto, profetizarei 5 palavras de Deus para que sua vida, seja na área: espiritual, material, emocional, ou afetiva, seja uma vida de vitória.


• Deus usará as coisas mais insignificantes que possam existir, para trazer em suas mãos a chave da vitória, e para que possa te trazer boas novas.

Nesta passagem que estamos estudando, Deus utilizou 4 leprosos para abençoar a terra de Samaria.

•A vitória que você precisa, será tão grande e tão surpreendente, que nem mesmo você irá acreditar( não por incredulidade, mas por admiração)de que Deus fez questão de fazer tudo isto por você.

2 Reis 7: 12: quando os mensageiros trouxeram ao rei a notícia que os leprosos trouxeram do arraial dos inimigos, o rei ficou meio desconfiado por tamanha providência , era maravilhoso, rápido,e impressionante demais para ser verdade.

•Deus fará com que o inimigo que te cercou veja que maior e mais forte é o que mora contigo, do que aquilo que está com ele.

Os leprosos eram 4 homens, mais como disse o príncipe Jonatas em uma das sua batalhas contra o inimigos:

Samuel 14:6 Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, o SENHOR nos ajudará nisto, porque para o SENHOR nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.


•Deus vai desmascarar os que tentam impedir que a palavra profetizada em sua vida se cumpra:

O capitão que colocava dúvida nos ouvidos do rei ,na hora que Eliseu profetizava, foi atropelado pelo povo quando chegou o anuncio das boas novas, segundo a palavra de Eliseu, o profeta.

II Reis 7:19 Aquele capitão respondera ao homem de Deus: Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso, segundo essa palavra? Dissera o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.
II Reis 7:20 Assim lhe sucedeu, porque o povo o atropelou na porta, e ele morreu.



DEUS É PODEROSO PARA FAZER ABUNDANTEMENTE MUITO MAIS DAQUILO QUE PEDIMOS OU QUE PENSAMOS, MAS SERÁ QUE NOS COMPROMETEMOS PARA FAZER AQUILO QUE ELE NOS PEDE?

MUITOS SÓ CONSEGUEM LER QUE DEUS É PODEROSO PARA FAZER, MAS ESQUEÇEMOS QUE ELE É PODEROSO PARA FAZER A PARTE DELE, E NÃO A NOSSA QUE TEMOS POR OBRIGAÇÃO A CUMPRIR.

A ORAÇÃO QUE EU FAÇO É QUE DEUS ME AJUDE A DAR ESTES PASSOS PARA RECEBER A MINHA VITÓRIA.
EM NOME DE JESUS! AMÉM.







Você se sentiu tocado ao ler esta mensagem ?
Então CLIQUE AQUI !

Versão impressora

Recomende a um amigo

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Texto: Mateus 19:26
Existe alguma coisa que Deus não pode fazer?
Introdução:

1. Alguém perguntou uma vez a pergunta: "Existe alguma coisa que Deus não pode fazer?”.

a. Enquanto esperava por uma resposta, ele afirmou ainda: "ele pode fazer uma pedra tão grande que nem mesmo ele pode levantá-la”.

2. Alguma vez você já parou para pensar que pode haver algumas coisas que Deus não pode fazer?

a. No Corão dos muçulmanos, a declaração é feita de que "Deus pode fazer todas as coisas, não há nada impossível a Deus". Em seguida, na mesma sura (capítulo) em que esta declaração é feita, lemos: "Deus não pode ter um filho sem uma mulher (cônjuge)." Esta é uma contradição.

3. Sabemos que Jesus fez a declaração, em Mateus 19:26: "mas a Deus tudo é possível."

a. Nesse texto, Jesus estava falando sobre as impossibilidades do homem no reino físico, em oposição às possibilidades de Deus.

4. Mas na esfera espiritual, há algumas coisas que Deus não pode, porque violaria o seu caráter ou a sua natureza como Deus.

5. Paulo disse a Timóteo que Deus "não se pode negar a si mesmo." II Timóteo 2:13.

6. Ele afirma ainda, em Hebreus 6: 17,18, sobre as promessas de Deus ", que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, nós podemos ter um forte encorajamento".

7. Portanto, Deus não pode negar a si mesmo, nem pode mentir, porque ambas as ações seriam contrárias à sua natureza ou caráter.

8. Mas, em Sua Palavra, não são reveladas as outras coisas que Deus não pode fazer.

9. O homem, na sua própria maneira de pensar e de esperar, parece pensar que não há nada impossível para Deus, por isso o homem vive como lhe apraz, e Deus, podendo, e sendo o Deus misericordioso que Ele é, vai salvá-lo no fim.


I. Deus não pode renunciar as suas promessas para o homem.

1. Desde o início da existência do homem, Deus fez promessas a ele.

2. Quando o homem pecou no Éden, e foi expulso, um Salvador e Reconciliador foi prometido. Gênesis 3:15.

a. E essa promessa foi cumprida. Atos 13:23; Gálatas 4:4,5.

b. Deus fez muitas promessas a Abraão e Sara, e ele cumpriu o que prometeu.

c. Em Hebreus 11:11, o escritor fala de Sara e diz: "Ela considerou fiel quem prometeu."

3. E de Abraão, lemos em Romanos 4:21: "Estando plenamente assegurado que o que ele havia prometido, ele era capaz de realizar".

4. Os escritos do Antigo Testamento estão cheio de promessas de Deus, e Ele fez o que Ele disse que faria.

a. A conclusão é indicada em Hebreus 10:23: "Porque fiel é o que prometeu".

5. Pedro disse sobre as promessas de Deus, "O Senhor não retarda a sua promessa, como alguns a julgam demorada, mas é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." II Pedro 3:9.

6. Temos o tipo de fé que Paulo expressou, sobre as promessas de Deus em Atos 27:25, "Eu creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito."

a. Não, Deus não pode renunciar a suas promessas.

b. Mas temos de perceber que a maioria das promessas de Deus são condicionais.

c. Se confessarmos Cristo, Ele nos confessará diante do pai. Mateus 10: 32.

d. Se o negarmos, Ele nos negará. Mateus 10: 33.

7. A promessa das alegrias do céu é condicional.

a. Temos a escolha a fazer. Mateus 25: 46 "Estes devem ir para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".


II. Deus não pode ouvir a oração de pecadores não arrependidos.

1. Ninguém sustenta que a audição de Deus é pobre, mas sim, ele não vai "prestar atenção" a oração do pecador. Isaias 59:1,2.

a. É surpreendente que as pessoas, apesar de tudo o que Deus diz em Sua Palavra, acham que Deus ouvirá as suas orações, não importa o que elas fazem e como elas vivam.

b. Mas há a necessidade de perceber que, quando se rebela contra Deus, Deus não irá ouvi-lo. Provérbios 1:24-28; 28:9.

c. Então, se nós nos recusamos a ouvir Deus; se recusamos ouvir seus ensinamentos, se recusamos obedecê-lo, então Ele não nos ouvirá.

2. Algumas das condições em que Deus ouvirá estão listadas em João 9: 31.

a. Assim, são necessárias duas coisas: adorar a Deus e fazer a Sua vontade.

b. É por isso que lemos em Tiago 5:16: "A oração de um justo pode muito na sua atuação"

c. Nós nunca lemos: "As orações dos ímpios, valerá muito”.

d. E novamente em I João 3:22: "Tudo o que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista."

3. Assim, a menos que estejamos dispostos a ouvir as instruções de Deus, e moldar nossas vidas por elas, torna-se impossível para ele ouvir e responder às nossas orações.

III. Deus não pode salvar quem não crê.

1. Como o profeta disse: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não pode salvar" Isaias 59:1.

a. Não é uma "fraqueza" da parte de Deus que impede que alguns sejam salvos:

b. É a culpa dos pecados que torna impossível para Deus salvá-los.

c. A salvação do homem se baseia na fé. Hebreus 11:6.

2. Deus enviou Seu Filho ao mundo para morrer por todos os homens, Hebreus 2:9, mas isso significa que todos serão salvos?

a. Não, porque há condições que devem ser preenchidas pelo homem. João 3:16.

b. Note que "Todo aquele que crê" pode ser salvo.

3. Não há salvação prometida para aqueles que não creem.

a. De fato, Jesus disse: "Se não crerdes que Eu sou, morrereis nos vossos pecados." João 8:24.

4. Diz a Bíblia em Romanos 5:1 que somos "justificados pela fé" Efésios 2: 8 "Salvos pela graça através da fé", e Romanos 1:17 que devemos "viver pela fé",.

5. Então, assim como é impossível para nós sermos salvos sem fé, também é impossível para Deus salvar-nos sem fé.

6. Jesus disse aos apóstolos: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado." Marcos 16:15,16.

7. Quando a mensagem de salvação, o evangelho de Cristo é pregado, ouvintes vão crer. Romanos 10:17.

a. Paulo explicou por que ele era tão diligente em proclamar o evangelho. Romanos 1:16,17.

b. O evangelho não tem poder para salvar os incrédulos.

c. Quando as pessoas rejeitam a mensagem do evangelho, enviada de Deus, torna impossível para Deus salvá-los.


IV. Deus não pode salvar aqueles que não lhe obedece.

1. Lemos em João 12: 42,43, daqueles que "creram nele", mas recusaram-se a confessar Jesus porque amavam a glória e louvor dos homens mais do que a glória de Deus.

a. Assim, sua fé era uma fé "morta" que não poderia salvá-los.

b. Diz a Bíblia que a fé sem obras é morta. Tiago 2: 14-20.

c. A fé deve produzir obediência para que nos tornem aceitáveis diante de Deus. Tiago 2: 21-23.

d. Observe esta conclusão: "Vede, então, que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé". Tiago 2: 24.

2. Olhe para os grandes heróis e heroínas da fé, como registrado em Hebreus 11:4-30.

a. Em cada caso, a fé obedeceu a Deus.

b. Em todo caso, temos observado que a fé levou as pessoas a obedecer a Deus antes que a bênção prometida fosse recebida.

c. E assim é hoje, "ele é o autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem" Hebreus 5:9.

d. O apóstolo Pedro escreveu: "Vós tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade…" I Pedro 1: 22.

e. Paulo repetiu a mesma coisa em Romanos 6: 16-18.

f. Até que a fé nos leve a fazer o que Deus manda, estamos perdidos.

3. Na grande comissão, Jesus prometeu: "Quem crer e for batizado será salvo". Mc. 16: 16.

a. Mas o Senhor mesma pergunta: "Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?" Lucas 6: 46.

4. Sim, por se recusar a fazer o que Deus nos ordena, torna impossível para ele para nos salvar. Eclesiastes 2:13.


Conclusão:

1. Deus quer salvar-nos, pois Ele "Quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade." I Timóteo 2:4.

2. Mas há algumas coisas que Deus não pode fazer: Ele não pode mentir, Ele não pode negar-se a si mesmo.

3. Então, não espere que Deus volte atrás em sua palavra, salvando você na incredulidade ou desobediência.

4. Há algumas coisas que você deve fazer ou você vai descobrir que há coisas que Deus não pode fazer por você.
Crise, terreno fertil para o milagre
CRISE, TERRENO FERTIL PARA O MILAGRE
Texto:2 Reis 4:1-7

l) PROBLEMAS PODEM SER O METODO QUE DEUS USA PARA NOS FAZAR CRESCER (1 Reis 4:1; Rm. 5:3-4).

1.É na crise que a gente cresce, amadurece e se torna mais úitl para o Reino de Deus.
2. Muitoa vezes Deus permite passemos por determinadas situações para nos ensinar lições que, de uma forma, não aprenderíamos.
3.É na hora difícil que se aprende a nadar para não morrer.

ll)M CASA O MILAGRE DEPENDE DO QUE EU TENHO

1.Para Deus fazer um milagre ele não depende de muita coisa, pode ser uma botija com um pouco de azeite.
2. Opouco na mão do Senhor pode se tornar muito (Veja o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes Jo.6).

lll) O MILAGRE PODE NÃO ACONTECER QUANDO HÁ PROBLEMA DE RELACIONAMENTO COM A VIZINHANÇA. (v.3)

1. Pede vasilhas emprestadas para os teus vizinhos.
2. Relacionamentos quebrados impedem que Deus façUa milagres em nossas vidas.
3. Nós quebramos e reconstrímos nossos relacionamentos.

lV) O TAMANHO DO MILAGRE É PROPORCIONAL AO TAMANHO DA MINHA FÉ (v.3).

1. Fé é um processo de gravidez e parto.
2. Muitas vasilhas, muito azeite, poucas vasilhas, pouco azeite, depende de você.
3. Se Deus disse que vai abrir a torneira aproveite e prepare bastante vasilhas.

V) A FONTE DO MILAGREÉ INESGOTÁVEL (v.6).

1. O azeite parou...(não-acabou).
2.Enquanto houver vasilhas o milagre continua acontecendo.

Vl) NO MILAGRE HOUVE A PARTE HUMANA E A PARTE.

1. Deus age por nós quando fazemos a nossa parte.
2. Fé genuína tem que desembocar em obediência e trabalho.
3. O que você pode fazer, Deus não faz por você.

CONCLUSÃO:

1. Em tempo de crise, bata na porta certa e fale com a pessoa certa.
2. Ainda que seu problema tenha o tamanho do Mar Vermelho ou da muralha de Jericó, creia em milagre.
3. Nunca aceite perder aquilo que é herança do Senhor.
4. Por maior que seja a crise, não faça negócio com o diabo.
TZORÁ” – “LEPRA” - NISSAN 5 = 5771 09 abril de 2011
PORÇÃO SEMANAL PARA O DIA DO DESCANSO


NISSAN 5 = 5771 09 abril de 2011


“METZORÁ” – “LEPRA”

LEITURAS PARA O SHABAT





Torah: Levítico: 15:1- 15:33


Haftará: 2 Reis 7:3-20



Brit Hadashá: Mateus 9:20-26


Torah: Levítico: 15:1- 15:33



O SENHOR DISSE A MOISÉS E A ARÃO: “Digam o seguinte aos Israelitas: Quando um homem tiver um fluxo que sai do corpo, o fluxo é impuro. Ele ficará impuro por causa do seu fluxo, quer continue, quer fique retido. (Levítico 15:1-3 – NVI).


A Porção desta semana trata do assunto “lepra”. Como vimos na porção anterior, existiam sete tipos de doenças de pele que recebiam o nome de lepra.

Essa doença é relacionada com o pecado, é um símbolo deste.

Não encontramos nas Escrituras referências em destaque a uma doença, como encontramos no caso da lepra. Capítulos inteiros tratam da doença, da sua purificação e da cura definitiva.

Nos dias atuais, conhecemos a lepra com o nome de hanseníase, cuja cura já é possível, na maioria dos casos. Portanto, vamos nos deter naquilo que achamos que está “por trás” da doença, ou seja, o pecado.

Em seu livro “Reflexões sobre a Torá”, Moshe Grylak comenta a respeito desta porção o seguinte:



“Disse Rabi Iossi: todo aquele que maldisser, flagelos o acometerão... ’Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação’ (Levítico 14:2) – esta será a lei do maledicente.


Tratado arachin 15


Moshe Gryla diz: “Nesta mesma oportunidade há relação entre os crimes de língua e a lepra, que assola o corpo humano, e provamos que, na realidade, aquela lepra nada tem em comum com a doença geralmente chamada por este nome, a Hanseníase. Acrescentamos ainda que uma reação imediata do corpo diante de um pecado, como a aparição da lepra reagindo à maledicência, só pode ocorrer em uma sociedade pura e superior, com as mais altas qualidades espirituais, que repele por si mesma qualquer desfiguração moral...”

“...A cultura encontrada nesta civilização dedica um tratamento severo à língua desencaminhada: um verdadeiro nocaute espiritual. Ela não é clemente ao proferir a sentença daquele que fala mal do próximo...”


“...Nada podemos fazer se esta sociedade bíblica anseia viver em um mundo sem poluição e em um ambiente límpido, consciente de que a vida e a morte encontram-se em poder da língua, no sentido literal da expressão.”


“Disse Rabi Ioshua ben Levi: Cinco (são as) leis do leproso (explicação: a palavra “lei” aparece cinco vezes neste trecho bíblico que relaciona os preceitos da lepra e do leproso): ‘esta será a lei do leproso’, ‘esta é a lei daquele em que está à chaga’ etc. Isto vem ensinar-nos que, todo aquele que maldiz, transgride os cinco livros da Torá.” (páginas 147 e 148).



É realmente muito interessante a posição de Moshe Grylak.

Apesar de não estar explícito na Bíblia Sagrada, creio que este raciocínio é correto.

Uma das maiores pragas que encontramos registrado na Palavra de Deus é o uso inadequado da língua.



Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros de nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso da vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.

Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. (Tiago 3:6-8 – NVI).



A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.

(Provérbios 18:21 - Bíblia de Estudo de Genebra).


Baseados nesses textos acima e em outros mais, chegamos à conclusão de que há coerência na argumentação rabínica ao relacionar a lepra com a maledicência.



A calúnia, a mentira e a fofoca tem origem no seio do inferno, são palavras que destroem vítimas, sem dar a elas a condição de defesa.

Quantas desgraças poderíamos relacionar, produzidas por mentiras ou “meias verdades”, que também são mentiras, e que depois de feito o estrago não há mais como remediar...

A maledicência causa destruição, primeiro no maledicente (como diz Tiago em sua epístola, a qual foi incendiada) e depois, destrói o outro, vítima de calúnias e acusações.

O Diabo, nosso Adversário, usa as palavras de acusação que os homens proferem para exercer seu nefasto ministério de acusador.



“... foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite. (Apc. 12:10b – NVI).


Enquanto Cristo exerce o ministério da intercessão, o maligno exerce o ministério de acusação.

Sabemos que a autoridade na terra está com o homem e, para se operar no planeta, é preciso ser usado o homem, tanto para o bem como para o mal.

A língua é uma arma poderosa na boca do crente fiel. Toda a batalha é travada usando-se “palavras”, “declarações”, “orações”, “petições”, “decretos” etc.

O comando, o governo, o domínio espiritual, são executados pela palavra.

Tudo foi criado pela Palavra de Deus e nossa identificação com Deus é porque temos, d”Ele mesmo, o dom da palavra.

O inimigo de nossas almas, sabedor dessa verdade, usa os incautos, pessoas feridas por ele mesmo (o Diabo), para incitar o homem contra seu irmão.

Quando o crente não anda no espírito, é facilmente enganado por s.a.t.a.n. e permite em seu coração sentimentos de inveja, ciúmes, desejos de vingança e outras coisas mais, executando seus propósitos começando pela língua.

A língua é uma arma mortal, infernal, diz Tiago.

A pessoa que não é dominada pelo Espírito Santo de Deus é facilmente usada pelo Diabo e se torna um leproso, cujas sujeiras escorrem de seus lábios, tornando-se assim um impuro que precisa viver à margem da Congregação.

No contexto de Tiago, no capítulo três, o contrário da língua maligna é o amor abençoador.

É interessante que, nos originais, a palavra abençoar significa dizer coisas benditas, coisas boas, daí vem Benedito (bem dito).

A vigilância para estes dias do fim é principalmente com relação ao que vamos falar e onde falar.

Vejam com atenção este Salmo de Davi:



Seja a minha oração como incenso diante de ti, e o levantar das minhas mãos como a oferta da tarde. Coloca, SENHOR, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios. (Salmos 141:2-3 – NVI).


Fica muito claro nesses versículos o cuidado do salmista com o que iria sair de sua boca.



Às vezes, cometem-se verdadeiros paradoxos, abrindo a boca para bendizer e amaldiçoar ao mesmo tempo.

Mesmo as palavras de valor precisam ser ditas no tempo certo.



Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita há seu tempo. (Provérbios 25:11 – NVI).


Duas passagens bíblicas nos alertam com relação à seriedade das palavras que proferimos e, principalmente, que haveremos de prestar contas a Deus de tudo o que falamos.



Depois, aqueles que temiam ao SENHOR conversavam uns com os outros, e o SENHOR os ouviu com atenção. Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam o SENHOR e honravam o seu nome. (Malaquias 3:16 – NVI).


Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados. (Mateus 12:36-37 – NVI).


Haftará: 2 Reis 7:3-20


Havia quatro leprosos junto à porta da cidade. Eles disseram uns aos outros: por que ficar aqui esperando a morte?

Então disseram uns aos outros: Não estamos agindo certo. Este é um dia de boas noticias, e não podemos ficar calados. Se esperarmos até o amanhecer, seremos castigados. Vamos imediatamente contar tudo no palácio do rei. (2 Reis 7:1, 9 NVI).


Passagem lindíssima das Escrituras Sagradas.

Um tempo de carestia terrível nos dias de Eliseu, que fez uma profecia de abundância de víveres no dia seguinte.

As primeiras pessoas que viram e vivenciaram o grande milagre do Eterno foram quatro leprosos, que tiveram em suas mãos abundância de víveres e riquezas, mas quando começaram a usufruir, caíram em si mesmos.

Quatro fala da terra (quatro cantos da terra), fala de um número de totalidade.

Leprosos representam toda a humanidade caída que, de repente, vê diante de si uma provisão extraordinária que não foi conquistada pela força de seus braços, mas uma dádiva verdadeiramente divina.

Nós somos estes leprosos, que em tempo de carestia espiritual, fomos agraciados pelo Rei Eterno, Imortal, Invisível, mas Real, que nos alimenta com sua própria carne e nos oferece vida eterna.

A crise dos leprosos foi: SE NOS CALARMOS, SEREMOS CASTIGADOS.

Existe a hora certa de se falar e o que falar.

Eles tinham sido agraciados com a vida, pois o texto fala que já estavam prontos a morrer.

Eles têm uma mensagem de BOAS NOTÍCIAS, isso lembra alguma coisa?



Palavras certas (por leprosos), a serem ditas na hora certa a todas as pessoas necessitadas.

É preciso saber fazer bom uso da língua (palavra).



Brit Hadashá: Mateus 9:20-26



Nisso uma mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia, chegou por trás dele e tocou a tzitzit do seu manto. Porque ela disse a si mesma: se eu tão somente tocar o manto dele, serei curada. Yeshua virou-se, viu-a e disse: “Coragem, filha! Sua confiança a curou”. E ela foi curada imediatamente. (Mattityahu – Mateus 9:20- 22 – Bíblia Judaica Completa).


Esta é a postura que precisamos ter, reconhecer nossa enfermidade e correr para o Messias, que sempre está pronto para nos socorrer na hora da tribulação.

No grego, a palavra “fé” é pistis, que significa “crença” e “fidelidade”.

Elas caminham juntas, é preciso “crer” e também “agir” com fidelidade.

Os que crêem permanecem em fidelidade e não somente receberão o perdão de seus pecados, como também ganharão a vida eterna.

Para os leprosos de hoje (maledicentes, críticos mordazes, caluniadores, fofoqueiros), um alerta: NÃO PERMANECERÃO NA CONGREGAÇÃO DOS JUSTOS, ficarão “fora do arraial” com suas imundícies. Mas há remédio, aleluia! O Grande Médico divino está pronto a purificar toda a iniquidade.

Mais um final de semana que recebemos do Eterno. Vamos tomar cuidado com nossas palavras e oferecermos a Ele o fruto de nossos lábios, os sacrifícios de louvor.



Vamos falar palavras de vida eterna.

Vamos consolar os aflitos e oprimidos.

Vamos interceder por aqueles que sofrem.

Vamos chorar com os que choram.

Vamos sorrir com os que estão alegres.

Vamos pregar as Boas Notícias do Evangelho.

VAMOS ADORAR!!!

Vivendo Milagres em Tempos de Crise Introdução: O que é um milagre?
Milagre é a intervenção divina numa situação, alterando radicalmente o curso normal da mesma. Normalmente acontece mais em tempos de crise. É em meio as crises que Deus costuma manifestar seu imenso poder, ainda que muita gente não consiga acreditar.

1-) O rei da Síria cercou Samaria e fechou todas as entradas e saídas da cidade, impossibilitando a entrada e saída de transportes de alimentos, levando a cidade a falência, elevando consideravelmente a inflação: "...uma cabeça de jumento por oitenta siclos e a quarta parte de esterco de pombas por cinco siclos" (2 Reis 6:25).
2-) O rei de Israel não assumiu seu erro de estratégia em fortalecer a cidade e criar novos meios de provisão contra um possível cerco, antes, procurou um culpado pelo episódio: O profeta Eliseu.
• Este é o maior problema de muita gente, se recusa a assumir sua culpa, antes transfere para os outros a causa do seu fracasso: "De que se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados" (Lm.3:29).

3-) Eliseu ao ser interpelado pelo mensageiro do rei, marcou dia e hora para terminar a crise: "...assim diz o Senhor, amanhã, quase a este tempo, uma medida de farinha haverá por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo à porta de Samaria" (2 Reis.7:1).

4-) A Dúvida do capitão: "Eis que ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso?"

a) Para o capitão, Deus não iria atropelar o curso normal da situação, pois o trigo ou a cevada, são semeados, nascem, crescem e frutificam, levando algum tempo para esse processo. Para um incrédulo é sempre difícil crer numa intervenção sobrenatural de Deus. O milagre que Eliseu profetizou, seria quase que instantâneo: "amanhã".
b) Para o capitão, se meios naturais seriam quase que impossíveis, quanto mais meios sobrenaturais: "...ainda que o Senhor fizesse janelas no céu...". Nunca questione a procedência do milagre, somente aceite.

5-) Deus usou quatro leprosos que estavam fora da cidade, pessoas a margem da sociedade, completamente alijadas do sistema.
• Não tinham convívio social: Viviam fora da cidade
• Não tinham convívio familiar: Viviam longe da família
• Não tinham convívio religioso: Não podiam freqüentar a sinagoga
• Eram excluídas do contexto: Tinham que gritar a uma distância de cem metros: "imundo, imundo...".

6-) Essa foi uma intervenção sobrenatural de Deus, pois usou pessoas que estavam à margem da história, vivendo crises existenciais, sem nenhuma perspectiva de vida, para realizar o milagre da provisão. Para Deus isso é coisa simples, para nós uma surpresa, mas Ele gosta de nos surpreender.

a) Mandou um grande peixe transportar Jonas, quando um navio ou mesmo uma carruagem seria o mais simples.

b) Mandou corvos e uma viúva sustentar Elias, quando o mais simples seria pessoas abastadas cuidar de seu profeta.


c) Usou Davi para assassinar Golias, quando o mais simples seria um bem dotado e treinado exército faze-lo

d) Preparou apenas trezentos homens para Gideão vencer os midianitas quando o mais simples seria uma aliança de vários exércitos. Deus sempre surpreende.

7-) Aqueles leprosos tornaram-se aos ouvidos dos sírios um poderosos exército em marcha, deflagrando uma fuga sem limites entre eles, levando-os a apoderarem-se dos despojos do inimigo.

8-) Os leprosos não foram egoístas, reconheceram que no tempo de Deus, não existe lugar para isso: "...se esperarmos até a luz da manhã, algum mal nos sobrevirá..."(II Rs 7:9c). A melhor coisa é estarmos dentro do tempo (kairós) de Deus.

Não se desespere diante da situação crítica em que está sua vida, saiba que Deus pode hoje ainda transformar sua crise em um profundo milagre que vai torna-lo vitorioso. Apenas creia, não seja como o capitão do rei que morreu atropelado pelo próprio milagre. Se duvidares poderás morrer no meio da benção, vendo-a mas não usufruindo dela.
As dificuldades nos fortalecem
dez 31, 2010
Autor: Gerson Moura Martins
“Tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações… porque a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança…” (Tiago 1:2,3).
“Tempos atrás, eu era vizinho de um médico, cujo hobby era plantar árvores
no enorme quintal de sua casa. Às vezes, observava da minha janela o seu esforço para plantar árvores e mais árvores, todos os dias. O que mais chamava a atenção, entretanto, era o fato de que ele jamais regava as mudas que plantava.
Passei a notar, depois de algum tempo, que suas árvores estavam demorando
muito para crescer. Certo dia, resolvi então aproximar-me do médico e perguntei se ele não tinha receio de que as árvores não crescessem, pois percebia que ele nunca as regava. Foi quando, com um ar orgulhoso, ele me descreveu sua fantástica teoria. Disse-me que, se regasse suas plantas, as raízes se acomodariam na superfície e ficariam sempre esperando pela água mais fácil, vinda de cima. Como ele não as regava, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo, em
busca da água e das várias fontes nutrientes encontradas nas camadas mais inferiores do solo. Assim, segundo ele, as árvores teriam raízes profundas e seriam mais resistentes às intempéries. Disse-me ainda, que freqüentemente dava uma palmadinha nas suas árvores, com um jornal enrolado, e que fazia isso para que se mantivessem sempre acordadas e atentas. Essa foi a única conversa que tive com aquele meu vizinho. Logo depois, fui morar em outro país, e nunca mais o encontrei. Vários anos depois, ao retornar do exterior fui dar uma olhada na minha antiga residência. Ao aproximar-me, notei um bosque que não havia antes. Meu antigo vizinho, havia realizado seu sonho! O curioso é que aquele era um dia de um vento muito forte e gelado, em que as árvores da rua estavam arqueadas, como se não estivessem resistindo ao rigor do inverno. Entretanto, ao aproximar-me do quintal do médico, notei como estavam sólidas as suas árvores: praticamente não se moviam, resistindo implacavelmente àquela ventania toda. As adversidades pela qual aquelas árvores tinham passado, levando palmadelas e tendo sido privadas de água, pareciam tê-las beneficiado de um modo que o conforto do tratamento mais fácil jamais conseguiriam.”
O que estamos buscando pra nossa vida??? Queremos somente “moleza” e que Deus faça todas as nossas vontades??? Ou será que podemos crer que quando ele permite que passemos por dificuldades e privações está fazendo isso para o nosso bem, a fim de nos fortalecer e preparar??? VITÓRIAS EM CRISTO!!!
ESTAMOS SALVOS, E AGORA? - II REIS 7


Façamos uma viagem no túnel do tempo - estamos em 850 a.C., no reinado de Jorão em Israel, que vive uma situação dramática: Samaria sitiada pelo exército da Síria sob a liderança do Rei Ben-Hadade (6:24); uma grande fome leva o povo a comer cabeça de jumento com esterco de pombas (6:25); o desespero amplia e o conduz para um canibalismo inominável (6:26-29); diante do caos o rei de Israel concentra sua indignação no alvo errado – o profeta Eliseu e o Senhor (6:30-33).


Na hora da crise precisamos ouvir a Palavra do Senhor através de seu profeta – uma palavra de esperança e de exortação (7:1-2). O foco do texto concentra-se agora na porta de Samaria onde estão quatro homens marcados: pela mesma limitação física (4:3 “homens leprosos”); pela segregação (v. 3; Lv 13:46; Nm 5:1-4; 12:4-5 “estavam à entrada da porta”); pela inquietação da morte iminente (v. 3 “... para que estaremos nós aqui sentados até morrermos?”); pela esperança e ousadia (v. 4 “...vamos, pois, agora, se nos deixarem viver, viveremos.....) – diante de três opções claras de morte, insistiram em sonhar com a vida; pela unidade – sofrem juntos, refletem juntos, sonham juntos e agirão sempre juntos.....


A história da crise teve seu enredo mudado pelo Senhor de todas as crises: chegando os quatro leprosos ao arraial dos siros os não encontraram nenhum deles (v. 5), pois o Senhor provocara nos seus ouvidos a sensação de que estavam sendo atacados por um grande exército (v.6), razão pela qual abandonaram tudo o que tinham com a esperança de pelo menos salvar as suas vidas (v. 7).


A história da crise é a história da graça: na mesma noite (compare v. 5 com o v. 7 ) em que os leprosos impotentes, desamparados e encurralados iniciavam uma caminhada cheios de uma esperança irracional, o Senhor se antecipou e concretizou uma extraordinária salvação, baseada exclusivamente na Sua graça e não nos méritos dos leprosos. Da mesma forma nós, marcados pela lepra do pecado e condenados à vivenciar no inferno uma morte eterna, vivendo em desespero fora da cidade celestial, querendo entrar nela mas sem saber como, fomos alcançados pelo Evangelho da graça que nos trouxe a boa nova de Jesus: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei; tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma, porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11:28-30). Ouvindo e atendendo o chamado de Jesus recebemos uma salvação completa, definitiva e transformadora: (Is 43:11-12a, 13b “eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador; eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir... agindo eu quem impedirá”?), (At 4:11-12 “Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular; e não há salvação em nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”); (Ef 2:8 – “Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie”).


Mas a questão seguinte e inevitável para os leprosos, bem como para nós é: ESTAMOS SALVOS, E AGORA? Os leprosos deram duas respostas a esta importande indagação e elas também devem ser as nossas....





I – APROPRIAÇÃO: PRECISAMOS USUFRUIR DE TUDO O QUE NOS ESTÁ SENDO OFERECIDO EM CRISTO JESUS (v. 8)





1.) Os leprosos se apropriaram de alimento, dinheiro (prata/ouro) e vestuário.....


2.) Em Cristo temos igualmente toda provisão física


Alimento – “não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir; não é a vida mais que o alimento, e o corpo mais do que as vestes? Observai as aves do céu – não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, contudo, vosso Pai celeste as sustenta; não vaeis vós muito mais do que as aves” (Mt 6:25-26). Vestuário – “por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo – eles não trabalham, nem fiam, eu contudo vos afirmo que nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como qualquer deles; ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?” (Mt 6:28-30). Dinheiro – “fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais ví o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão; logo precisamos de .... “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33).


3.) Em Cristo, acima de tudo, temos toda a provisão interior


A promessa de provisão espiritual plena feita a Isaías (Is 55:1-3) foi cumprida em Jesus: “Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus, porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo conhecimento... Vós sois de Deus, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (I Co 1:4-5, 30-31) “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Ef 1:3).


4.) Não basta saber que Cristo nos provisiona, é preciso apropriar-nos do que Ele nos oferece... (“Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” – I Pd 2:2)


II – MISSÃO: PRECISAMOS LEVAR OUTRAS PESSOAS A EXPERIMENTAREM DA MESMA SALVAÇÃO QUE RECEBEMOS DE CRISTO (V. 9)


1. Os leprosos, na medida que usufruiam das benesses da salvação miraculosa, foram sendo tomados por um sentimento (v. 9): de culpa (“não fazemos bem”), de omissão (“este é o dia de boas-novas e nós nos calamos”), de urgência (“se esperarmos até à luz da manhã, seremos tido por culpados”), de decisão (“agora, pois, vamos e o anunciemos à casa do Rei”). Assim, foram à cidade e deram o grande brado de vitória aos porteiros (v. 10), que comunicaram ao rei (v. 11) que a princípio ficou ressabiado, mas depois acabou tendo que admitir que Deus fizera mesmo um grande milagre (v. 12-15). Deus poderia ter usado o Rei, o sacerdote ou até mesmo o profeta para anunciar a boa nova da salvação, mas preferiu usar quatro inexpressivos e rejeitados leprosos, ensinando-nos que a tarefa da proclamação deve ser feita por todos aqueles que já experimentaram o poder do livramento do Senhor, independentemente de cultura, status, importância, projeção, riqueza, fama, reconhecimento ou qualquer outro valor humano!


2. O Senhor coloca sobre nós o desafio da responsabilidade missionária na cidade: “teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse – não temas, pelo contrário, fala e não te cales, porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade” (At 18:9-10). Como cumprir esta responsabilidade?: tempo – “agora, pois, vamos...” (v. 9); mensagem - anunciando o que Deus em Cristo já fez e nós experimentamos – “vamos e o anunciemos...” (v. 9) “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4:20); estratégia – pequeno grupo (eles eram 4 pessoas unidas); alvo específico – aqueles que estão naturalmente mais perto -“vieram, pois,e bradaram aos porteiros da cidade...” (v. 10)...


CONCLUSÃO


1. Salvação implica em apropriação (“... desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” – Fp 2:13) e missão (“Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado; e eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” – Mt 28:19-20).


2. Quando nos apropriamos do que é nosso em Cristo e repartimos em missão com aqueles que ainda não são de Cristo, o ciclo da salvação se amplia e renova: trazendo provisão para o povo (v. 16), cumprindo as promessas do Senhor (v. 16b) e fazendo prevalecer a justiça do Senhor (v. 17-20).


3. Desafio – a parábola da ponte quebrada (contada pelo Pr. Saulo Carvalho). Pense em apenas uma pessoa com a qual você tem relacionamentos regulares e ainda não conhece Jesus.... Amanhã você terá de ir para um sítio, fazendo um trageto que inclue muitos pastos, lavouras, retas, curvas, riachos até chegar a um rio que tem uma ponte sobre uma região de grande precipício... Imagine que você de fato foi ao sítio e, inesperadamente, ao fazer a curva que dava no rio do precipício você percebeu que a ponte estava quebrada. Clamando pelo sangue de Jesus, você foi graciosamente e miraculosamente salvo, retornando imediatamente para sua casa a um só tempo atordoado e feliz. Na mesma noite deste dia você ouviu a campainha tocar e atendeu com certa preguiça: seu amigo, numa potente moto, veio avisar que estava indo para o mesmo sítio.... Imediatamente, você contou sua história e com o máximo de empenho o dissuadiu de fazer a viagem que poderia resultar na sua morte. Pense agora na palavra de Pv 24:11-12 “livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos; se disseres, não o soubemos, não o perceberá aquele que pesa os corações, não saberá aquele que atenta para a tua alma...” Pense, igualmente, na pessoa que você lembrou a pouco e que ainda não sabe efetivamente da salvação que Cristo lhe proporcionou na cruz: hoje ainda é dia de boa nova e você não pode se calar; esperar para depois pode ser muito tarde; tome já a decisão dos leprosos – “agora, pois, irei e anunciarei”!


Ezequiel 33:7-9 / “A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tú, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte. Se eu disser ao perverso: ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma”
As dificuldades nos fortalecem

Autor: Gerson Moura Martins
“Tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações… porque a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança…” (Tiago 1:2,3).
“Tempos atrás, eu era vizinho de um médico, cujo hobby era plantar árvores
no enorme quintal de sua casa. Às vezes, observava da minha janela o seu esforço para plantar árvores e mais árvores, todos os dias. O que mais chamava a atenção, entretanto, era o fato de que ele jamais regava as mudas que plantava.
Passei a notar, depois de algum tempo, que suas árvores estavam demorando
muito para crescer. Certo dia, resolvi então aproximar-me do médico e perguntei se ele não tinha receio de que as árvores não crescessem, pois percebia que ele nunca as regava. Foi quando, com um ar orgulhoso, ele me descreveu sua fantástica teoria. Disse-me que, se regasse suas plantas, as raízes se acomodariam na superfície e ficariam sempre esperando pela água mais fácil, vinda de cima. Como ele não as regava, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo, em
busca da água e das várias fontes nutrientes encontradas nas camadas mais inferiores do solo. Assim, segundo ele, as árvores teriam raízes profundas e seriam mais resistentes às intempéries. Disse-me ainda, que freqüentemente dava uma palmadinha nas suas árvores, com um jornal enrolado, e que fazia isso para que se mantivessem sempre acordadas e atentas. Essa foi a única conversa que tive com aquele meu vizinho. Logo depois, fui morar em outro país, e nunca mais o encontrei. Vários anos depois, ao retornar do exterior fui dar uma olhada na minha antiga residência. Ao aproximar-me, notei um bosque que não havia antes. Meu antigo vizinho, havia realizado seu sonho! O curioso é que aquele era um dia de um vento muito forte e gelado, em que as árvores da rua estavam arqueadas, como se não estivessem resistindo ao rigor do inverno. Entretanto, ao aproximar-me do quintal do médico, notei como estavam sólidas as suas árvores: praticamente não se moviam, resistindo implacavelmente àquela ventania toda. As adversidades pela qual aquelas árvores tinham passado, levando palmadelas e tendo sido privadas de água, pareciam tê-las beneficiado de um modo que o conforto do tratamento mais fácil jamais conseguiriam.”
O que estamos buscando pra nossa vida??? Queremos somente “moleza” e que Deus faça todas as nossas vontades??? Ou será que podemos crer que quando ele permite que passemos por dificuldades e privações está fazendo isso para o nosso bem, a fim de nos fortalecer e preparar??? VITÓRIAS EM CRISTO!!!
Sete características do líder

Autor: Prado Flores
Todos nós somos líderes. Bom ou ruim somos líderes. Vou falar das sete características de um líder. Pode ser líder na família, na Igreja, no país, mas ele tem sete características muito importantes.
A característica principal de um líder é a visão.
Ele sabe olhar, olha e descobre coisas novas, caminhos novos porque tem visão. Um líder se identifica pela sua visão. O líder que tem visão olha além dos outros, é capaz de descobri aquilo que os outros não descobrem. Ele tem como um telescópio para olhar longe aquilo que os outros não podem olhar. Enquanto muitos caminham com os olhos no chão, ele olha para o céu para descobrir novas estrelas. Ele sabe olhar o final do caminho, não fica parado para ver o que acontece. Sabe aproveitar tudo, também nos erros, e aprende com eles.
Quero falar de um líder que se chamava Saul, diz a Escritura que a estatura de Saul era maior que os demais, ele era capaz de olhar aquilo que os outros não olhavam. Os líderes são capazes de olhar aquilo que os outros não podem. Primeira característica do líder é olhar além.
Segunda característica de um líder: líder não olha para trás, olha para frente.
O líder é aquele que diz: “olha para frente”. O marinheiro quando deixa o mar não olha para trás, mas para frente. Não olha para o passado, mas para o futuro e sabe ver adiante. Se você caminha olhando para trás, você vai ter torcicolo. O grito do líder é sempre: “bola para frente”. Tem um otimismo para ver para frente.
Paulo de Tarso era um líder que sempre dizia: “bola para frente”. Não é a pessoa que te escraviza, você mesmo é quem se escraviza quando vive no passado e não vive o presente e nem vê o futuro.
Segunda característica do líder é aquele que sempre diz “bola para frente”. Diga isso para seus filhos, dê coragem para eles.
Terceira característica do líder: o líder dá boas notícias, é aquele que descobre e grita: “terra a vista”.
O líder não anuncia coisas ruins, anuncia boas novas. Terceira característica do líder anuncia boas novas. Por que temos essa visão negativa de estar sempre dizendo coisas ruins?
O líder acredita na visão e compartilha com os outros
Quarta característica do líder: o líder partilha sua visão com outros, contagia os outros com sua visão, acredita na sua visão, naquilo que ele pode sonhar.
A visão não é para você, mas para compartilhar com os outros. O líder acredita na visão e compartilha com os outros, não esconde a luz debaixo da mesa, compartilha a luz para que outros tenham a mesma visão. Esse é um passo importantíssimo, o líder faz os outros olhar de perto aquilo que ele olhou de longe.
Quinta característica do líder: o líder define um objetivo.
O objetivo deve ser um, se você tem dois objetivos, começa a se dividir. Os loucos são aqueles que têm muitos objetivos na vida. O líder é aquele que é capaz de definir um objetivo. Paulo de Tarso era um líder fantástico, pois definiu um único objetivo, evangelizar. Paulo tinha muito claro o objetivo de sua vida. Você tem claro um objetivo na sua vida? Fomos criados para sermos felizes, esse é o objetivo da vida cristã, ser feliz neste mundo e no outro. Se eu tenho claro esse objetivo eu não vou fazer nada para perder essa felicidade. Você é feliz fazendo feliz o outro.
Sexta característica do líder: o líder contagia, é aquele que tem fonte de energia positiva para os outros, ele dá coragem.
O líder sempre diz que é possível, ele dá coragem aos outros para caminhar por caminhos virgens, nas fronteiras. Você dá coragem para seus filhos fazer coisas novas? Ele não tira a coragem dos outros, ele dá coragem. Você dá coragem ou tira coragem dos outros?
Sétima característica do líder: o líder faz aterrissagem.
Não basta navegar é preciso saber atracar. Um líder é aquele que sabe fazer a estratégia para conseguir o objetivo, não basta ter um sonho, é necessário também fazer aterrissagem. Não basta dizer lá está o objetivo, mas um plano para alcançar esse objetivo.
Concluindo, líder é aquele que tem visão.
Sabe olhar à esquerda e à direita, descobre aquilo que os outros não vêem, ele olha além. Anuncia boas notícias. Partilha sua missão com os outros, define objetivos, ele contagia e sabe aterrissar.
“Quero ser Senhor um bom líder para meus filhos, dando coragem para eles, quero ser um bom líder em minha família, seguindo a Jesus meu único líder”.

II REIS 7: 1.3 e 6

“ Em Momentos de crises, acredite Deus pode”

Diz a Bilbia, que Samaria passava por um momento de crise. A cidade estava cercada pelo exército da síria, pelo rei Ben Hadade.

A Biília diz que havia grande fome em samaria as prateleiras de mantimentos estavam completamente vazias, a fome apertava, o estomago estava roncando. Samaria, não estava apenas cercada, estava em guerra, e como não bastasse, os nossos irmãos em Samaria estavam em desvantagem.

Os inimigos estavam aguardando o momento final para eliminar os nossos irmãos em samaria.

Quando a crise vem, nos assustamos...a mãe vai amamentar seu filho, mas não tinha leite. olha

para sua amiga com seu filho nos braços, a criança chorava muito, nunca antes passaram por tamanha dificuldade. Então veio o plano, comer seus filhos, ou melhor, seduzir sua amiga para matar e comer o filho dela, com o engano de no dia seguinte oferecer o seu. porém, de barriga cheia a história é outra.

A crise chegou em uma das piores. O governo de samaria, perdeu a paz... já não sabia mais o que fazer...

A história diz que o rei mandou chamar a Elizeu...hei? Elizeu, já não sabemos mais o que fazer, essas mães estão pedindo por uma solução. Essas mães estão desesperadas...

Diga: Deus age, conforme a tua fé!

Porém,Deus disse para mim, que a operação de Deus, não está atrelada à uma euforia espirtitual, a operação de Deus, não está atrelada à um movimento corporal de pessoas que dizem: “ eu creio, eu acredito,... mas quando tudo isso são apenas aparências, são apenas emoções do momento, ou do ambiente em que elas estão, estas mesmas pessoas, quando só, lá no quarto escuro, quando voltam a realidade da vida, o coração esfria...

quem creu ali naquele momento, já não crê mais.. levantou a mão dizendo: “ sim eu creio... estou tomando posse da benção, mas com o coração frio, murmura.... a alma se abate,o espírito fica deprimido, o corpo entra em colapso, e a tristeza volta....

Escute: “ Deus quer verdade, naquilo que você faz”! O teu comportamento , tem que ser uma realidade, daquilo que falamos, ou sentimos, daquilo que vc aguarda receber de Deus!!
Escute: Deus age, conforme a posição que tomamos

v 1..” assim diz o Senhor, amanhã, por estas horas haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um ciclo, à porta de samaria.
A bíblia diz, que assim que o profeta, profetizou, o comandante da guarda, um líder, chefe do exército,
olhou para Elizeu, e com desprezo, com desdém, disse: ....ainda que o senhor fizesse janelas nos céus, isso não vai acontecer!!!

Querido irmão (ã), Não duvide, creia na profecia... Era dizer ao profeta: Elizeu.???. vc está doido, quem pode agora resolver a nossa situação? Quem poderá entrar com providencia? Ta tudo acabado, vamos morrer, estamos cercados, estamos sem saída.....
Este comandante aqui não conhecia o salmos 34:19 “.. muitas são as aflições do justo, mas o senhor de todas o livra” (sl 34:19).
tá em crise? ela vai passar!!!
Elizeu disse: hei? isso vai acontecer!! diga: vai acontecer!!

mesmo você não crendo, mesmo você não acreditando em mim, haverá um escape amanhã....
mesmo você não aceitando isso, haverá um escape amanhã,mesmo você não sentindo o que Deus está falando, haverá um escape amanhã......
porém, tu verás com os teus olhos, mas não irás desfrutar da benção....desse momento de vitória!!

Escute; permaneça vivo, para ver a sua vitória!! Permaneça vivo, para receber a sua vitória!

bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o senhor prometeu
aos que o amam” (tiago 1:12)

Elizeu profetizou!! diga: 4 leprosos.....
enquanto alguém não acreditava, enquanto esse comandante, disse a elizeu.. elizeu? eu vou ficar sentado, porque de pé cansa,
a biblia diz que à km de distância, na entrada se samaria, 4 leprosos foram encharcados pela profecia....
hei, o que vamos fazer? vamos ficar aqui sentados... hei vc está sentindo o que eu estou sentindo? não sei.. ontem a noite senti um negócio diferente, eu não sei o que vai acontecer, mas estou com uma vontade de me levantar...
que vergonha irmãos... 4 leprosos, que sofriam da pior lepra existente naquele tempo... tomaram posição!!

diga: a tua vitória está no crer !! A tua vitória está na tomada de posição, não fique esperando que alguém tome posição por voce!
6 horas da tarde do outro dia...porque a profecia, não acaba quando o culto termina, mas como orvalho,..
ela desce sobre a tua cabeça, e não vai embora até que se cumpra o que deus falou.. aqueles 4 leprosos se levantaram....
A biblia diz que ao entrarem em samaria, o exercito de bem hadate, já tinha ido embora...

Sabe o que Deus manda te dizer? a crise se foi....
Ali estava alimentos, roupas,,, havia boas notícias em samaria....
escute:
quando não sabemos o que fazer, o mais sensato é esperar a crise passar,
não tome decisões apressadas, não se desespere nem perca a esperança, não pule do avião que esta caindo, espere pelo pouso, ainda que seja um pouso forçado, confie no piloto.
fico imaginando aquela mãe, dois dias depois de matar o filho. com a mesa repleta de alimentos e seus seios fartos de leite....
crise passou, mas os danos são irreversíveis. uma decisão precipitada pode nos levar a uma catástrofe.
naquele horário, quando acharam alimento, a biblia diz que o comandante, olhou e se lembrou da profecia de Elizeu, e quis participar....
diga: agora é tarde!! acredite na minha vitória hoje,

acredite no teu marido hoje...acredite neste fracassado agora,porque le não será fracassado para sempre...acredite neste pobre hoje, porque ele não será pobre para sempre
acredite na solução hoje, a crise não durará para sempre
a profecia não acabou... é para daqui à um mês, para daqui á um ano, é para amanhã...

o capitão quis participar.. é fácil chegar depois que tudo está pronto...
diga: creia antes..... não espere as coisas melhorarem..
Deus tem algo preparado para vc hoje aqui!
você verá, disse Elizeu.....
Enquanto aquele comandante não creu, quatro leprosos. que não estavam no culto, que não viram Elizeu pregar, tomaram posse da vitória.
Pastor tem base biblica para isso?
Elizeu estava dentro se samaria, próximo do palácio, enquanto os 4 leprosos estavam a km de distância, excluídos da sociedade por conta de suas doenças. Não viram o rosto de Elizeu arder, mas foram tocados pela profecia ..

Escute: à quem vc se parece? com a família do comandante,(incredulo)(coração duro) ou com os 4 leprosos?(que tomam posição)

“ Não levante apenas as mãos, mais creia no coração. não diga eu creio, mais creia no coração.
Deus está procurando corações que acreditam de fato na sua palavra...que acreditam
naquilo que ele vai fazer hoje aqui....

A bíblia diz que o comandante foi pisoteado pela multidão que buscava a benção...
Fique vivo para ver a tua vitória. Creia!!! Que Deus abençoe a você e sua família !!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

 




Salmos 139
SENHOR, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces.
Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão.
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir.
Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?
Se subir cao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim. Nem ainda das trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.
E quão preciosos são para mim, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! Se os contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo, ainda estou contigo.
Ó Deus! Tu matarás, decerto, o ímpio! Apartai-vos, portanto, de mim, homens de sangue. Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.
Não aborreço eu, ó SENHOR, aqueles que te aborrecem, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?
Aborreço-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.

E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.





Salmos 121
Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite.
O SENHOR te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma.
O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

Direcione seu olhar Quando estiver em dificuldades,e pensar em desistir, lembre-se dos obstáculos que já superou. OLHE PARA TRÁS Se tropeçar e cair, levante, Não fique prostrado, esqueça o passado, OLHE PARA FRENTE Ao sentir-se orgulhoso, por alguma realização pessoal, sonde suas motivações. OLHE PARA DENTRO Antes que o egoísmo o domine, enquanto seu coração é sensível socorra aos que o cercam. OLHE PARA OS LADOS Na escalada rumo às altas posições, no afã de concretizar seus sonhos, observe se não está pisando em alguém, OLHE PARA BAIXO Em todos os momentos da vida, seja qual for sua atividade, busque a aprovação de DEUS! OLHE PARA CIMA

Aprendendo com a arca de Noé

· Não perca o barco. 

· Lembre-se de que estamos todos no mesmo barco. 

· Planeje para o futuro. Não estava chovendo quando Noé construiu a Arca. 

· Mantenha-se em forma. Quando você tiver 60 anos, alguém pode lhe pedir para fazer algo realmente grande. 

· Não dê ouvido aos críticos; apenas continue a fazer o trabalho que precisa ser feito. 

· Construa seu futuro em terreno alto.

· Por segurança, viaje em pares.

· A velocidade nem sempre é uma vantagem. Os caramujos estavam a bordo com os leopardos. 

· Quando estiver estressado, flutue por um tempo. 

· Lembre-se, a Arca foi construída por amadores; o Titanic por profissionais.

· Não importa a tempestade, pois quando você está com Deus há sempre um arco-íris te esperando.
O homem e o rio
Havia um homem apaixonado por um rio. Gastava longas horas vendo suas águas a passar, carregando em seu dorso suave folhas e histórias das cidades acima e isto dava felicidade. Sua grande alegria era quando chegava a tarde. Depois do trabalho ele ia correndo para o rio, pulava uma cerca e ficava lá em uma prainha, com os pés mexendo nas areias grossas, bem embaixo de um velho ingá. 
Falava muito, confidenciava segredos, dava gargalhadas, nunca ia embora enquanto houvesse luz e por muitas vezes só se deu conta que era noite quando a lua ladrilhava de prata as águas do rio. 
Ficava lá, remoendo lembranças, indo para o futuro em sonhos. Seus olhos eram rio. O rio passeava com suas águas amigas em seus olhos, como em nenhum outro. Ambos pareciam ter nascido para ser daquele jeito, nunca sem o outro, a unidade de almas. Dizia o homem:
- Amor pra toda vida.
Porém, um dia, o céu escureceu. Nuvens cobriram a terra e a chuva desabou sobre o mundo. A cabeceira do rio foi enchendo e logo tudo virou correnteza. Árvores foram arrancadas. Folhas deram lugar aos galhos pesados, estes arranhavam tudo o que encontravam, as barrancas desmaiavam e sumiam devoradas pela fúria das águas. 
O rio cresceu, ultrapassou as margens, derrubou cercas, foi crescendo até chegar na casa do homem da história e destruiu tudo o que encontrou. Avançou o jardim... margaridas e rosas desapareceram, entrou porta adentro com as mãos cheias de lama. Apagou o fogo no velho fogão a lenha, tudo ficou destruído.
Quando veio o sol, veio também a desolação. Tinha que recomeçar e como é difícil recomeçar. Fez o que pôde, sem olhar em direção ao rio. Seu peito era uma amargura só. Sua cabeça não ficava em silêncio. Só pensava no que iria dizer. Então falou: 
- Por quê? Por que fez isto? Eu confiava em você, tinha certeza que isto não iria acontecer, conosco. Havia muito amor entre nós, amor que não merecia acabar assim. Não é só a lama que está no jardim, é a confiança que nunca mais será confiança, o amor que nunca mais será amor, é o adeus que será para sempre adeus... 
Foi inútil o rio tentar explicar. Nunca mais se encontraram. Nunca mais a lua cantou naquele lugar e as águas daquele rio, como o coração daquele homem, nunca mais foram os mesmos. 
O homem mudou-se para muito longe e o rio, quando passava por lá, tentava não olhar... mas sonhava, bem dentro, em suas águas mais profundas, um dia ver ali, debaixo do ingá, quem nunca deveria ter ido embora... 
Assim também agimos muitos de nós. Quando somos magoados, feridos ou ofendidos por alguém que amamos, ficamos revoltados, indignados, decepcionados com essa pessoa e não lhe damos uma segunda chance. 
Viramos as costas e negamos alguma oportunidade de reconciliação. Devemos refletir sobre essas atitudes e aprender a perdoar mais, a amar mais! Sabendo que amar um ao outro é o maior mandamento.
Sabedoria de Deus
Em um país distante, havia uma lei que determinava que uma vez ao ano, trinta prisioneiros da cidade fossem sorteados aleatoriamente para serem executados, pensando desta forma em diminuir a criminalidade.
Com o passar dos anos toda vez que aproximava-se esta data uma imensa tristeza tomava conta da cidade. Chegado o dia mais triste do ano para a cidade, eis que o governador sai de sua casa e se dirige para a sede do governo onde deveria assinar a lei com os respectivos condenados. O decreto deveria ser assinado até as 12:00h ou perderia sua validade, sendo os condenados reenviados ao cárcere.
No trajeto até o palácio o governante observa o cotidiano da cidade através da janela de seu carro quando de repente, seus olhos observam duas crianças correndo. A maior correndo, brincando, atrás da menor. De repente a menor cai e é acudida pela maior que para faze-la parar de chorar, a distrai e carrega-a nos braços.
Seu carro já vai distante mas ele fixa seu olhar naquela cena. Chegando ao seu gabinete, pede para não ser incomodado e fecha as portas. Aquela cena não lhe sai da mente e o remete às entranhas do seu ser ao ver a criança maior protegendo a menor. Um turbilhão passa na sua vida, assim o tempo passa e são 12:00h. Uma explosão de alegria toma conta da 
cidade e todos se rejubilam, pois a lei não seria cumprida hoje e talvez nunca mais.

Uma mãe então entra em casa gritando feliz: 
- Filhinhos, filhinhos! o Governador não assinou a perversa lei. Seu pai, eu não queria contar-lhes, tinha sido escolhido para ser executado, mas graças a Deus ele estará conosco semana que vem! Viva! Viva!

- Que bom mãe! Que bom Mamãe!
- E vocês ? o que fizeram?
- Nada não mãe. Nós saímos para brincar mas o Andrezinho caiu, chorou aí eu tive que carregá-lo no colo e contar algumas estórias para ele. Eu acho que nós nem deveríamos ter saído de casa...
É assim que Deus age em nós.... muitas vezes nem percebemos os seus sinais, mas Êle sabe como fazer aquilo que nos é aproveitável e usa os emissários do bem para que enxerguemos a vida de maneira diferente... não esqueça que Deus vela por nós todos os instante.

O cesto e a água
Um discípulo chegou para seu mestre e perguntou: - Mestre, por que devemos ler e decorar a Palavra de Deus se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo? Somos obrigados a constantemente decorar de novo o que já esquecemos.
O mestre não respondeu imediatamente ao seu discípulo. Ele ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois ordenou ao discípulo:
- Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui.
O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Pegou o cesto, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo e quando chegou até o mestre já não restava nada. O mestre perguntou-lhe:
- Então, meu filho, o que você aprendeu?
O discípulo olhou para o cesto vazio e disse:
- Aprendi que cesto de junco não segura água.
O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo de novo. Quando o discípulo voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou-lhe:
- Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu?
O discípulo novamente respondeu:
- Cesto furado não segura água.
O mestre, então, continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa. Depois da décima vez, o discípulo estava desesperadamente exausto de tanto descer e subir as escadarias. Porém, quando o mestre lhe perguntou de novo:
- Então, meu filho, o que você aprendeu?
O discípulo, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado:
- O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo. O mestre, por fim, concluiu:
- Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia que você lê, o que importa, na verdade, é que no processo a sua mente e a sua vida ficam limpos diante de Deus.

Nunca se esqueça disso

Um dia, durante uma conversa entre amigos, fizeram uma pergunta: - "O que de mais importante você já fez na sua vida?"
A resposta me veio à mente na hora, mas não foi a que respondi, pois as circunstâncias não eram apropriadas.Mas aqui vai a verdadeira resposta, que surgiu das minhas recordações: O mais importante que já fiz na minha vida ocorreu em 1990. Comecei o dia caminhando no calçadão com um ex-colega e amigo que há muito não o via. Entre um passo e outro, conversávamos a respeito do que acontecia na vida de cada um. Ele me contava que sua esposa e ele acabavam de ter um bebê. Enquanto caminhavamos, o pai do meu amigo apareceu e lhe diz que seu bebê foi levado para o hospital com urgência. No mesmo instante, meu amigo subiu no carro de seu pai e se foi.
Por um momento fiquei onde estava sem pensar nem mover-me, mas logo tratei de pensar no que deveria fazer: Seguir meu amigo ao hospital? Minha presença, disse a mim mesmo, não serviria de nada pois a criança certamente estaria sob cuidados de médicos, enfermeiras, e nada havia que eu pudesse fazer para mudar a situação. Oferecer meu apoio moral? Talvez, mas tanto ele quanto sua esposa vinham de famílias numerosas e sem dúvida estariam rodeados de amigos e familiares que lhes ofereceriam apoio e conforto necessários acontecesse o que acontecesse. A única coisa que eu faria indo até lá, era atrapalhar.
Decidi que mais tarde iria ver o meu amigo. Quando já ia embora, percebi que o meu amigo havia deixado o seu carro, aberto e com as chaves na ignição, estacionado próximo ao meu carro. Decidi, então, fechar o carro dele e ir até o hospital entregar-lhe as chaves.
Como imaginei, a sala de espera estava repleta de familiares que os consolavam. Entrei sem fazer ruído e fiquei junto a porta pensando o que deveria fazer.
Não demorou muito e surgiu um médico que se aproximou do casal e, em voz baixa, comunica o falecimento do bebê. O médico lhes perguntou se desejariam ficar alguns instantes com a criança. Ao me ver ali, aquela mãe me abraçou e começou a chorar. Também meu amigo se refugiou em meus braços e me disse:
_"Muito Obrigado pôr estar aqui!".
Durante o resto da manhã fiquei sentado na sala de emergências do hospital, vendo meu amigo e sua esposa segurar nos braços seu bebê, despedindo-se dele.
Isso foi o mais importante que já fiz na minha vida! Aquela experiência me deixou três lições:
Primeira: O mais importante que fiz na vida, ocorreu quando não havia absolutamente nada, nada que eu pudesse fazer. A única coisa que poderia fazer era esperar e acompanhá-los. Isto era o principal.
Segunda: Estou convencido que o mais importante que já fiz na minha vida esteve a ponto de não ocorrer, devido às coisas que aprendi na universidade, aos conceitos do racional que aplicava na minha vida pessoal assim como faço na profissional. Ao aprender a pensar, quase me esqueci de sentir. Hoje, não tenho dúvida alguma de que deveria ter subido naquele carro sem vacilar e acompanhar meu amigo ao hospital.
Terceira: Aprendi que a vida pode mudar em um instante. Intelectualmente todos nós sabemos disso, mas acreditamos que os infortúnios acontecem somente com os outros. Assim fazemos nossos planos e imaginamos nosso futuro como algo tão real como se não houvesse espaços para outras ocorrências. Aprendi que nenhum emprego, pôr mais gratificante que seja, compensa perder umas férias, romper um casamento ou passar um dia festivo longe da família. E aprendi que o mais importante da vida não é ganhar dinheiro, nem ascender socialmente, nem receber honras.
"O mais importante da vida é ter tempo para cultivar uma amizade". Não deixe seus amigos sem saber disso.